Interior

Para coibir promoção pessoal, MP recomenda fim de matérias publicitárias em site

Promotora de Caarapó identificou publicidade indevida do prefeito da cidade em site de notícias local

Lucia Morel | 19/09/2020 16:33
Prefeito André Nezzi,  de Caarapó. (Foto: Facebook)
Prefeito André Nezzi, de Caarapó. (Foto: Facebook)

Caracterizando promoção pessoal do prefeito de Caarapó, André Nezzi (PSDB), em publicações de site de notícias local, o Ministério Público emitiu recomendação para o gestor e o portal não publiquem matérias de cunho publicitário.

Segundo a Promotoria de Justiça do município, na pessoa do promotora Fernanda Rottili Dias, houve identificação de que matérias no site Caarapó News faziam menção ao prefeito e não à Administração Pública, como benfeitor de ações positivas, como obras e recursos.

“Há publicações em que se dá a entender ao leitor que foi o requerido André Nezzi quem realizou as ações e não a Administração Pública”, sustenta parte da recomendação.

Em outro trecho, o documento enfatiza que a “intenção do requerido em propagar sua imagem se revelou manifesta, notadamente porque as matérias jornalísticas enaltecem a figura do prefeito municipal, inclusive, em algumas fazendo alusão ao seu partido político, deixando de conter caráter educativo ou informativo”, como prevê a Constituição Federal. 

A promotora deu 10 dias para que tanto o prefeito quanto o site informem se irão acolher ou não a recomendação, sob pena de abertura de ação civil por violação dos princípios administrativos.

Em contato com o prefeito, não houve retorno até a publicação dessa reportagem. A medida faz parte de publicação do Diário Oficial do Ministério Público, válido a partir de segunda-feira, 21.

Nos siga no