Interior

Órgãos de Defesa do Consumidor fiscalizam postos de combustível no interior

Priscilla Peres | 18/08/2015 16:42
Fiscalização acontece entre hoje e amanha nos postos. (Foto: Divulgação/Decon)
Fiscalização acontece entre hoje e amanha nos postos. (Foto: Divulgação/Decon)

Depois de fiscalizar postos de combustíveis de Campo Grande, órgãos de defesa do consumidor realizam uma força-tarefa nos estabelecimentos de Jardim e Bonito, entre hoje e amanhã. O objetivo é fazer testes nos produtos vendidos, para verificar se são respeitadas as margens estabelecidas de álcool e água.

A ação é realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a Decon (Delegacia do Consumidor) e o Procon. As entidades querem, através de testes, analisar a qualidade do combustível vendido pelos postos do município. Isso geralmente acontece após denúncias feitas por clientes.

O teste no combustível é para verificar o teor de etanol, cuja porcentagem estabelecida é de 27% e se a adição de água não passa de aceitáveis 3%. Também analisam se a adição de biodiesel no diesel não ultrapassa 7%, e na gasolina a adição é de até 27% de álcool anidro.

Em caso de dúvida no resultado dos testes, amostras serão colhidas para posterior análise na Universidade Federal de Goiânia e, constatada fraude, é possível a aplicação de multa e, em casos extremos, prisão em flagrante do responsável pelo estabelecimento.

Nos siga no