Interior

Órgãos captados de guarda morto vão para pessoas da Capital, Acre e SP

Coração e pulmão não foram retirados porque não haveria tempo para serem transplantados; guarda municipal teve AVC

Helio de Freitas, de Dourados | 11/01/2017 10:15
Médicos fazem captação de órgãos em hospital de Dourados (Foto: Weslei Queiroz/Divulgação)
Médicos fazem captação de órgãos em hospital de Dourados (Foto: Weslei Queiroz/Divulgação)

Os órgãos retirados do guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, que teve morte cerebral declarada na segunda-feira, vão para pacientes de Campo Grande, do Acre e de São Paulo. O procedimento foi feito na manhã de hoje (11) no Hospital da Vida, em Dourados, cidade a 233 km da Capital.

Ramos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na semana passada e teve a morte encefálica confirmada pelos médicos há dois dias. A captação é a primeira na história do Hospital da Vida, que atende pacientes de toda a região sul de MS através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Médicos de Goiânia, São Paulo e Dourados fizeram a captação dos órgãos, que estão sendo levados para os locais de transplante em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). A aeronave pousou no início da madrugada de hoje no aeroporto da cidade.

O transporte de órgãos passou a ser feio pela FAB após o presidente Michel Temer (PMDB) assinar um decreto no ano passado, autorizando o serviço.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Dourados, o fígado será levado para o Acre. O médico que vai fazer o transplante faz parte da equipe enviada a Dourados para a captação.

Já as córneas de Roberto Ramos vão para Campo Grande e os rins para São Paulo. Conforme a Secretaria de Saúde, o coração e o pulmão não foram retirados porque não haveria tempo para o transplante. Esses órgãos suportam no máximo quatro horas depois de captados do paciente morto.

Nos siga no