Interior

Operação Plumbum foi deflagrada para conter criminalidade que dobrou este ano

Caroline Maldonado | 05/12/2014 12:41
Presos têm envolvimento em roubo à frigorífico (Foto: Nova Notícias)
Presos têm envolvimento em roubo à frigorífico (Foto: Nova Notícias)

A Operação Plumbum, que prendeu 20 pessoas em Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande, na quinta-feira (4), foi deflagrada para conter roubos e furtos, que dobraram no município desde o início do ano, segundo o delgado Luiz Querino, que coordena as investigações.

Essa operação é fruto de seis meses de investigações, que apontam o envolvimento da quadrilha no roubo ao frigorífico da cidade, na segunda-feira (1º). “Começamos a investigar, porque a incidência dos crimes mais que dobrou desde janeiro”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, resta ainda o cumprimento de cinco mandatos e a polícia procura pelo líder do grupo criminoso, cujo o apelido deu nome a operação. “Plumbum significa chumbo, em latim e esse é o apelido do Claudinei da Silva Flor, o chumbinho. Ele é o líder da quadrilha que praticava roubos e furtos na cidade”, explicou Luiz.

Dentre as 20 pessoas presas há dois adolescentes de 17 anos. Foram cumpridos ainda 19 mandados de busca e apreensão de motocicletas, aparelhos celulares, um carro, armas e munições, além de drogas como cocaína e maconha. Muitos dos produtos apreendidos não eram roubados, mas comprados com dinheiro vindo dos crimes, por isso foram apreendidos, de acordo com o delegado.

Cofre arrombado em frigorífico foi abandonado em veículo queimado pelos criminosos (Foto: Germino Roz/ Nova News)

Roubo ao frigorífico – Com a invasão de seis homens ao o frigorífico Navi Carnes, em Nova Andradita, duas pessoas foram obrigadas a tirar as roupas e foram amarradas estando apenas com a roupa íntima.

Outros trabalhadores ficaram trancados em uma sala. Para roubar dois cofres, os assaltantes arrombaram três portas e invadiram o setor financeiro e o escritório da direção da empresa. Um dos criminosos disse ao guarda do frigorífico que não reagisse, já que eles sabiam como ocorria a movimentação da empresa.

O grupo conseguiu fugir, mas as vítimas acionaram a polícia. Por volta das 4h uma Kombi foi localizada incendiada na região do Jardim Monte Carlo, no final da Avenida Ivinhema, em Nova Andradina, segundo o jornal Nova News.

Nos siga no