Interior

Operação da Polícia Federal contra PCC cumpre dois mandados em Dourados

Morador da região leste foi preso na Operação Njörd, que acontece simultaneamente à Operação Flashback II

Helio de Freitas, de Dourados | 28/07/2020 10:53
Delegacia da Polícia Federal em Dourados, onde homem foi preso em operação contra o PCC (Foto: Dourados Agora)
Delegacia da Polícia Federal em Dourados, onde homem foi preso em operação contra o PCC (Foto: Dourados Agora)

Dois mandados, um de busca e outro de prisão, foram cumpridos nesta terça-feira (28) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, durante a Operação Njörd, deflagrada pela Polícia Federal de Alagoas contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A operação da PF ocorre simultaneamente à Operação Flashback II, feita hoje pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) em Mato Grosso do Sul e outros dez Estados, também tendo a facção criminosa como alvo.

Não foram divulgados detalhes dos mandados cumpridos em Dourados, mas o morador de um conjunto de quitinetes nas proximidades da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, na região leste da cidade, foi preso. Ele seria oriundo de Fortaleza (CE) e atualmente cumpria prisão domiciliar.

Conforme a PF, a Operação Njörd cumpre 29 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão – 11 em Maceió (AL), 7 em São Paulo (SP), 1 em Almirante Tamandaré (PR), 1 em Itabirito (MG) e 2 em Dourados.

A PF cumpre ainda bloqueios judiciais em quatro contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para receber o dinheiro do tráfico de drogas.

Conforme a Polícia Federal em Alagoas, as diligências continuam para prender outros dez integrantes da quadrilha e para analisar a movimentação bancária das contas usadas pelos traficantes. O objetivo é identificar os destinatários do dinheiro proveniente da venda de drogas no Estado alagoano.

Em Maceió, capital alagoana, a maioria dos mandados foi cumprida no bairro da Pescaria, antes conhecido pela tranquilidade, mas que passou a ser dominado pelos traficantes. Por isso o nome da operação. Njörd, na mitologia nórdica era o Deus da Fertilidade e protetor dos pescadores.

Nos siga no