Interior

Operação Ágata transforma rotina da população em Porto Murtinho

Mariana Lopes, de Porto Murtinho | 27/05/2013 21:10
Militares intensificam fiscalização na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)
Militares intensificam fiscalização na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)

A última semana foi bastante movimentada em Porto Murtinho. A pacata cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a 454 quilômetros da capital Campo Grande, teve a presença intensificada das Forças Armadas desde a quarta-feira passada, 22 de maio, quando militares do Exército, Marinha e Aeronáutica começaram os trabalhos da Operação Ágata 7, com forte fiscalização na linha de fronteira e também com ação cívico social à população.

Nesta segunda-feira (27), os trabalhos sociais foram fechados com chave de ouro. As Forças Armadas entregaram ao município duas escolas com a cara nova. Desde os pequenos reparos a reforma ampla, os locais ganharam pintura, nova rede elétrica, novos telhados, tudo resultado de uma força-tarefa dos militares.

Na escola municipal Thomaz Larangeira, com 700 alunos, a rede elétrica foi restaurada. Mas o que deu destaque mesmo ao colégio, foi a movimentação que ele ganhou nos últimos dias. Servindo de sede para a ação global, os militares também ofereceram à população murtinhense registro de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, além de outros documentos e atendimento médico. 

No total, foram aproximadamente 300 documentos emitidos e 650 atendimentos médicos. Quem foi ao colégio também teve a oportunidade de participar de palestras sobre DST, Educação Familiar e Violência Doméstica, ministradas pelos militares das Forças Armadas. Em dois dias, aproximadamente 160 pessoas participaram das palestras.

A ordem é de para todos os veículos na entrada de Porto Murtinho (Foto: João Garrigó)

Outra conquista para a população de Porto Murtinho foi a reforma ampla da escola municipal de educação infantil Primeiros Passos. Os reparos foram desde a infraestrutura, restauração dos muros, parte elétrica e hidráulica, a carteiras e telhados novos.

"Em 35 anos de escola, não me lembro de uma reforma assim", comenta a diretora, Claudine Heyn, que também já foi aluna do colégio. As aulas foram suspensas por alguns dias durante o trabalho dos militares, mas voltam amanhã (28), de portas abertas e novas para receber os 250 alunos.

O município ganhou duas reformas importantes, sem precisar de investimento da Prefeitura. "É uma felicidade extrema, em tão pouco tempo realizamos grandes sonhos, que seria preciso investir aproxiamdamente R$ 160 mil", destacou o prefeito da cidade, Heitor Miranda (PT).

Fiscalização - Na entrada da cidade, BR-267, a ordem é de parar todos os veículos. O objetivo é intimidar o crime de tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Porém, apesar de Porto Murtinho fazer fronteira fluvial com o Paraguai, o número de apreensões de drogas e mercadorias ilegais foi zero.

Sala de aula reformada da escola Primeiros Passos (Foto: João Garrigó)
Atendimento social à população na escola Thomaz Larangeira (Foto: João Garrigó)

Segundo o primeiro-tenente ALisson Diego Prates Soares, desde o dia 18 de maio, quando foi deflagrada a 7º edição da Operação Ágata na linha de fronteira, foram apreendidos somente veículos nos quais os condutores estavam irregulares.

Na área Oeste, que compreende as cidades com fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foram apreendidos desdo o início da operação 278,6 quilos de cocaína, 3 quilos de pasta base de cocaína, 2.089 quilos de maconha, além de 11 armas.

Nos siga no