Interior

Oito municípios no Estado comemoram aniversário nesta terça-feira

Luciana Brazil | 13/05/2014 09:57
Igreja matriz de Itaquiraí que comemora hoje 34 anos.(Foto: Divulgação)
Igreja matriz de Itaquiraí que comemora hoje 34 anos.(Foto: Divulgação)
Criança indígena em um dos rios da região. (Foto: Agência Brasil)

A terça-feira (13) é de aniversário para sete municípios de Mato Grosso do Sul. Angélica, Deodápolis, Eldorado e Aral Moreira completam 38 anos de emancipação. Já as cidades de Bodoquena, Itaquiraí, Tacuru e Sete Quedas celebram 34 anos.

Entre as aniversariantes, Sete Quedas, localizada no sul do Estado, é a mais distante da Capital, a 471 quilômetros. Conhecida pelos invernos rigorosos, a cidade tem mais de 10 mil habitantes. A administração vai oferecer aos moradores uma programação para comemorar a data. 

Em Aral Moreira, a 364 quilômetros de Campo Grande, a prefeitura preparou uma grande festa, com inauguração de obras, atividades culturais e um show com várias atrações. Na cidade, as comemorações tiveram início no mês passado, com a abertura da Copa de Aral Moreira de Esportes. A cidade tem quase 10 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Deodápolis comemora 38 anos. O nome da cidade é uma homenagem a um dos primeiros pioneiros do Estado, Deodato Leonardo da Silva. A 252 quilômetros da Capital, a cidade tem cerca de 12 mil habitantes.

Angélica, que também faz 38 anos, é a cidade que tem o menor número de habitantes entre as que comemoram o aniversário nesta terça-feira. São cerca de 7,5 mil moradores. Conforme os desbravadores, o município leva o nome de uma mulher que ajudava forasteiros que passavam pelo Rio Ivinhema. Ela os ajudava dando comida e água.

Promessa para o ecoturismo, Bodoquena tem forte potencial natural. A economia da cidade é baseada na agropecuária. O município tem mais de 8 mil habitantes e está a 266 quilômetros de Campo Grande.

O nome Tacuru, em Guarani, significa Cupim, segundo os indígenas que povoavam a região. Alguns acreditam que o nome tenha sido dado pela quantidade de cupins e outros alegam que o nome se refere aos cupins do boi, já que a cidade era a Capital do boi gordo. Com quase 10 mil moradores, o município sofre influencia paraguaia na culinária, com pratos típicos como a sopa paraguaia e a chipa.

Em Itaquiraí o nome vem de outro referência, o córrego. Até o século 18, a região era ocupada pelos índios terenas e caiuás. Em seguida, bandeirantes começaram a desbravar a região. Migrantes de São Paulo e Paraná chegaram à cidade em 1955. Hoje, são mais de 17 mil habitantes em Itaquiraí, que fica ao sul do Estado. A festa da pesca, que acontece anualmente, reúne dezenas de pescadores amadores e profissionais.

Eldorado também está entre as cidades que comemoram aniversário hoje. A prefeitura preparou uma festa para os moradores, com show gospel e apresentações culturais. A pecuária é o forte da região e, além disso, o município é o 11º produtor de mel de abelhas do Estado, segundo a prefeitura.

Nos siga no