Interior

OAB cobra “apuração rigorosa” sobre advogado encontrado carbonizado

Em nota, subseção local informou que vai aguardar confirmação da identidade do morto para nomear comissão; presidente estadual também se manifestou e repudiou assassinato

Helio de Freitas, de Dourados | 16/02/2017 15:57
Carro de advogado foi encontrado queimado com corpo no porta-malas (Foto: Sidnei Bronka/94 FM)
Carro de advogado foi encontrado queimado com corpo no porta-malas (Foto: Sidnei Bronka/94 FM)
Mansour Karmouche: “OAB exige apuração rigorosa” (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está acompanhando o caso envolvendo o desaparecimento do advogado Valmir Leite Junior, ocorrido ontem em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

O presidente estadual da entidade, Mansour Karmouche, também se manifestou sobre o episódio e destacou que o advogado desapareceu no exercício da profissão. A Seccional da OAB repudiou o assassinato do profissional.

O carro de Valmir Junior, um Ford Fusion prata, com placa de São Paulo, foi encontrado em chamas na manhã de hoje em uma estrada entre os bairros Jardim Guaicurus e Estrela Verá. No porta-malas do veículo havia um corpo, que também foi totalmente carbonizado.

O pai do advogado, o fotógrafo Valmir Leite, afirmou acreditar que o corpo seja do filho, mas a Polícia Civil só vai confirmar a identidade do morto através de DNA. Os restos mortais serão levados para o IMOL (Instituto Médico Legal e Odontológico) em Campo Grande.

OAB – Em nota divulgada nesta tardem a 4ª Subseção da OAB informou que acompanha de perto todos os acontecimentos, mas vai aguardar a confirmação da identidade da vítima. “Confirmando ser um advogado, a Subseção nomeará uma comissão especial para atuar em todos os desdobramentos a fim de que os fatos sejam rigorosamente apurados e celeremente esclarecidos”, diz a nota.

O presidente local da OAB, Fernando Duque Estrada, os presidentes de comissão Ewerton Brito e Felipe Azuma e o conselheiro estadual Márcio Fortini estiveram no local dos fatos e na casa da família do advogado para tomarem conhecimento dos fatos e colocar a OAB à disposição da família e dos órgãos públicos.

Estadual – Já a Seccional da OAB em Mato Grosso do Sul tratou o caso como assassinato de um advogado. Em nota oficial, “repudia veementemente o assassinato, de maneira trágica”, do advogado criminalista Valmir Leite Junior, encontrado no porta-malas de seu carro, na manhã desta quinta-feira.

“O veículo foi encontrado em uma estrada vicinal da cidade de Dourados e o advogado teria sumido após levar um cliente ao Paraguai”, diz a nota divulgada no site da entidade.

Segundo Mansour Karmouche, a OAB vai exigir apuração rigorosa sob as circunstancias que ocorreram a morte do profissional, uma vez que, ao que tudo indica, está ligado diretamente ao exercício profissional.

“A Ordem jamais poderá permitir qualquer tipo de ofensa contra nossa profissão; é inadmissível uma morte nestas circunstâncias; cobraremos rigor nas apurações, para que sejam identificados os culpados e levados ao banco dos réus”, afirmou Karmouche.

Nos siga no