Interior

Número de pessoas internadas com coronavírus aumenta 40% em um dia

Até ontem, Dourados tinha 13 pacientes internados; nesta quarta o número subiu para 18 e casos confirmados chegaram a 197

Helio de Freitas, de Dourados | 27/05/2020 12:31
Ala para pacientes com coronavírus no Hospital da Vida, ativada nesta semana (Foto: A. Frota/Divulgação)
Ala para pacientes com coronavírus no Hospital da Vida, ativada nesta semana (Foto: A. Frota/Divulgação)

As internações provocadas pela covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus, aumentaram 40% entre ontem e esta quarta-feira (27) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul tinha 13 pessoas internadas na terça-feira, sendo nove em leitos de enfermaria e quatro em leitos de UTI. Hoje, são 11 na enfermaria e sete na UTI.

O número de casos positivos aumentou. Foram 11 a mais em relação a ontem e a cidade tem agora 197 pessoas infectadas pelo vírus, segundo o boletim divulgado nesta manhã pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus tem diferença. A Secretaria Estadual de Saúde informou 17 casos a mais em Dourados em 24 horas. A diferença se explica pelo fato de que seis casos já tinham sido incluídos ontem pela Saúde municipal.

Conforme o comitê local, 37 douradenses infectados pelo coronavírus já estão recuperados e 141 estão em isolamento domiciliar. Dourados aparece com uma morte por covid-19. Caminhoneiro morador na cidade morreu em abril em Tocantins, mas pelo protocolo do Ministério da Saúde o caso é contado no local de residência do paciente.

O porta-voz do comitê, Frederico Oliveira Weissinger, disse que a taxa de ocupação dos leitos continua baixa em Dourados e que o salto dos casos positivos se deve à maior testagem feita nos últimos dias. Dourados já fez 1.141 testes, sendo 501 no drive thru e 339 entre a população indígena, onde 58 casos já foram confirmados.

Mais dinheiro – Nesta quarta, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende anunciou em Dourados o repasse de R$ 6 milhões divididos em seis parcelas de R$ 1 milhão para o custeio da saúde durante a pandemia. A primeira parcela foi depositada ontem as demais serão depositadas mensalmente.

“Trata-se de reforço financeiro que o Estado está oferecendo para o custeio da saúde em Dourados, e que contempla toda a região sul do Estado”, afirmou Resende. Segundo ele, preocupa o crescimento de casos da covid-19 em Dourados e municípios vizinhos.

Nos siga no