Interior

Nova Andradina decreta emergência por estragos de tempestade

Produtores rurais perderam itens como leite, que estragou após três dias sem refrigeração por falta de energia

Adriel Mattos | 18/10/2021 15:46
Prefeitura ainda trabalha para remover árvores caídas. (Foto: Acácio Gomes/Nova News)
Prefeitura ainda trabalha para remover árvores caídas. (Foto: Acácio Gomes/Nova News)

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), decretou situação de emergência após a tempestade de sexta-feira (15) causar estragos e prejuízos por toda a cidade no sudeste do Estado, que fica a 300 km da Capital. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (18).

Para justificar a medida, Garcia observou que foram registrados ventos de 72 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, destelhou imóveis públicos e particulares e derrubou painéis e árvores, que provocaram a suspensão do fornecimento de energia elétrica. 

Hoje, a Defesa Civil identificou que parte da área rural continua sem energia. 

“Nós temos conhecimento do prejuízo de agricultores devido à perda de alimentos e de leite, que deveriam ser mantidos refrigerados, mas devido ao desabastecimento de energia elétrica estragaram. Além disso, a falta de energia comprometeu o funcionamento das bombas que abastecem as propriedades rurais e muitos estão sem água desde o temporal”, declarou o coordenador da Defesa Civil, Hernandes Ortiz.

Com o decreto, a prefeitura pode dispensar licitação para adquirir itens de necessidade para atender as pessoas prejudicadas. Porém, cabe reconhecimento do Governo do Estado e da União.

A tempestade registrou ventos que ultrapassaram 100 km/h em algumas regiões. Além de Nova Andradina, Sidrolândia também já decretou emergência devido aos estragos.

Nos siga no