Interior

Nova Alvorada do Sul também decreta situação de emergência

Marta Ferreira | 16/03/2011 08:38

Mais um município de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência por causa das chuvas de verão, que provocaram estragos de norte a sul. Agora, foi a vez de Nova Alvorada do Sul.

O decreto assinado pelo prefeito Arlei Silva Barbosa afirma que, desde janeiro até o dia 9 de março, choveu na cidade mais de mil milímetros, quando a quantidade esperada era de 531,4 milímetros.

Conforme a prefeitura, a chuva em excesso elevou os níveis dos rios Vacaria e Anhandui e dos Córregos Santa Luzia, Pulador, Piau, Esteio, Santa Fé e Ribeirão Rio Branco, provocando transbordanmento e inundações na área rural do município.

Conforme o texto, pontes foram inundadas e danificadas, estradas sofreram danos e, por causa disso, o transporte escolar de alunos que moram na área rural e estudam no campo e na cidade teve de ser suspenso

O decreto cita, ainda os prejuízoso para o setor agropecuário, uma das principais fontes de arrecadação do Município, “severamente afetado” pela ausência se sol, que impediu a maturação dos grãos de soja, e pelas condições das estradas, que não permitiram o acesso dos produtores de

leite até os laticínios.

A situação, válida para as regiões prejudicadas, é pelo prazo de 90 dias, a partir de 9 de março.

Com a publicação do decreto, a prefeitura espera ter acesso a recursos emergenciais para recuperação da cidade e também a auxílios que possam ser aprovados aos produtores rurais, entre eles a prorrogação de prazo do pagamento das dívidas contraídas.

Nos siga no Google Notícias