Interior

Nível do rio Paraguai cai para até 0,70 m e já apresenta risco à navegação

Gabriel Neris | 25/09/2012 17:13
Altura do Rio Paraguai está com 0,70 m na região de Forte Coimba, de acordo com a Marinha (Foto: Ibama)
Altura do Rio Paraguai está com 0,70 m na região de Forte Coimba, de acordo com a Marinha (Foto: Ibama)

O período de seca na região do Pantanal já provoca preocupação, por causa do nível do rio, que está muito baixo, e pode começar a prejudicar a navegação. Na região do Forte Coimbra, a altura está em apenas a 0,70 m.

De acordo com o sargento Osvaldo Pereira Monteiro do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, o nível do rio ainda não atrapalha, mas a situação é caótica. “No Pantanal, periodicamente ocorre essa seca. Ainda não prejudica, mas se baixar mais pode atrapalhar a navegação comercial”, comenta.

Em Ladário, a altura do rio chegou a 1,76 m, enquanto em Porto Murtinho o nível chegou em 2,82 m. Segundo o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, em todos esses pontos o nível está baixo.

Os níveis de água no alto Pantanal são comparados aos dos anos de 1960, quando houve registro de seca mais intensa no local.

A condição para navegar preocupa principalmente em relação ao transporte de minério. A Vale informou que por enquanto está conseguindo fazer o escoamento da produção e que acompanha a situação do rio para decidir por alguma mudança no transporte de minério.

Nos siga no