Interior

Nioaque comemora seu 132º aniversário de emancipação política com “Arraiá”

Conhecida como a cidade do Vale dos Dinossauros, Nioaque foi emancipada no dia 18 de julho de 1890

Mariely Barros | 18/07/2022 10:40
Vista panorâmica da cidade de Nioaque. (Foto: Divulgação)
Vista panorâmica da cidade de Nioaque. (Foto: Divulgação)

Distante 184 quilômetros de Campo Grande, o município de Nioaque comemora seus 132º anos de emancipação político-administrativa com um “Arraiá” na noite desta segunda-feira (18). Se apresentando na grande festa julina o violeiro Almir Sater e artistas artistas locais e regionais.  No evento também haverá barracas de comidas típicas. 

Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul, Nioaque foi emancipada no dia 18 de julho de 1890, quando o Decreto Estadual Nº 23, estabeleceu o município de Nioac, com a denominação moderna na época de Levergéria. Desmembrada do território de Miranda, a cidade ficou com uma das maiores áreas do Sul, do então Estado de Mato Grosso.

Para os desavisados, o município pode despertar curiosidade logo na chegada, o monumento de boas vindas da cidade é composto pela estátua e dois dinossauros Abelissauro* e ovos junto ao nome da cidade. Na parte debaixo do monumento uma placa anuncia “Vale dos Dinossauros''.

Monumento batiza Nioaque como "Vale dos Dinassauros". (Foto: Divulgação)

O vale anunciado na chegada pode ser visitado em uma fazenda da cidade, onde se observa rastros fossilizados dos gigantescos animais extintos há 65 milhões de anos. A cidade passou a ser vinculada ao período jurássico em 2015, quando uma equipe de paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, uma descoberta que teve os primeiros registros na década de 1980.

*Espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período cretáceo, há cerca de 145 e 65 milhões de anos. 

Nos siga no