Interior

Nioaque comemora 122 anos de emancipação política nesta quarta-feira

Luciana Brazil | 18/07/2012 08:02
Entrada da cidade, vindo da cidade de Sidrolândia. (Foto:Divulgação)
Entrada da cidade, vindo da cidade de Sidrolândia. (Foto:Divulgação)

O município de Nioaque, a 179 km de Campo Grande, comemora hoje 122 anos de sua emancipação política. A data representa a vitória de um povo que hoje, segundo a prefeita Ilca Corral Mendes Domingos (PMDB), vive o ostracismo da história.

“A cidade poderia ser muito mais. A nossa história foi sumindo com o tempo, mas já fomos uma cidade muito importante. Temos uma grande história e participamos da Guerra do Paraguai”, ressaltou.

A cidade poderia apresentar maior desenvolvimento, mas a história acabou engolindo a dinâmica da cidade, como afirmou a prefeita.

Durante a colonização do Brasil, a região foi explorada por espanhóis vindos do Paraguai.

Hoje, com pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade agrega 10 assentamentos e quatro aldeias indígenas. Porém, faltam ainda usinas e indústrias, que segundo Ilca, não chegam ao município devido à localização da cidade.

O comércio está fortalecido e a aposta do poder público é no aquecimento da economia, e segundo a prefeita, os assentamentos são os maiores responsáveis por esse processo. A agricultura é familiar e o turismo voltado para a área rural.

O aniversário da cidade é comemorado no dia 8 de abril, que celebrou recentemente 163 anos.

Nos siga no