Interior

Negado pedido para vetar trem no centro de Miranda por causa de buzina

Marta Ferreira | 15/03/2011 10:32

Foi negado ontem, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, pedido feito pelo MPE (Ministério Público Estadual) para que fosse vetada a passagem de locomotivas pela área central de Miranda no período das 22h às 6h. A solicitação foi feita alegando que as buzinas da máquina provocam poluição sonora e interferem no bem-estar das pessoas que residem no município.

O pedido era para que fosse imposta à empresa ferrovirária responsável pelo trecho multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A Procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se pela redução da intensidade do sinal sonoro das buzinas das locomotivas para 85 decibéis, pedido atendido para se adequar às normas já vigentes. Os demais pedidos foram negados.

O relator do processo, des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, que acatou somente parte do que foi solicitado, argumentou que pedido do Ministério Público não tem legitimidade, pois a responsabilidade em fiscalizar as regras internacionais de segurança em transporte ferroviário é da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Além disso, na visão desembargador, o desconforto pessoal não pode se sobrepor ao interesse público nacional, determinado ainda, por normas internacionais de segurança em transportes ferroviários.

O entendimento é de que o sinal sonoro, equipamento de segurança obrigatório, é o único instrumento de comunicação no trânsito para chamar a atenção e evitar acidentes.

Nos siga no Google Notícias