Interior

Na segunda etapa, Expedição atende população em locais de difícil acesso

Mariana Rodrigues | 11/05/2015 12:18
A iniciativa tem parceria com a Marinha do Brasil e com o Governo do Estado. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)
A iniciativa tem parceria com a Marinha do Brasil e com o Governo do Estado. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)

A Expedição da Cidadania vai percorrer entre hoje (11) e o dia 29 deste mês, o Rio Paraguai, de Mato Grosso do Sul a Mato Grosso. O projeto da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil ), tem o objetivo de levar a Justiça Federal e outros serviços essenciais ao exercício da cidadania às populações de locais de difícil acesso.

A iniciativa tem parceria com a Marinha do Brasil e com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além de instituições que vão ajudar na realização de atividades de assistência à saúde e serviços ligados aos direitos dos cidadãos.

Na primeira fase do projeto, que ocorreu entre os dias 10 e 27 de março, foram feitos pré-atendimentos para identificar as necessidades dos cidadãos, como expedição dos documentos, elaboração dos requerimentos administrativos de benefícios previdenciários de processos nos Juizados Especiais.

Na segunda etapa, que começou nesta segunda-feira (11), serão entregues os documentos, realizadas as audiências de instrução e julgamento dos processos. Ao longo dos dias também haverá prestação de serviços ligados ao atendimento médico, odontológico e oftalmológico, entre outros.

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul estará presente na Expedição da Cidadania com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Fundtur (Fundação de Turismo de MS), Ses (Secretaria de Estado de Saúde de MS) e Defensoria Pública do Estado de MS.

Outras instituições que estão presentes, entre elas o Tribunal Regional Federal da 1ª e da 3ª Região, Cartório de Registro de Pessoas Naturais de Corumbá, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura Municipal de Corumbá.

Nos siga no