Interior

MPF quer que ribeirinhos tenham acesso ao Parque Nacional do Pantanal

Evelyn Souza | 23/07/2013 16:39
Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)
Para MPF, ribeirinhos devem ter acesso permitido à área de entorno do Parque Nacional. (Foto: Ascom-MPF/MS)

O Ministério Público Federal (MPF) do Estado quer que os ribeirinhos voltem a utilizar a área de entorno do Parque Nacional do Pantanal para a prática de atividades.

O pedido foi encaminhado nessa semana ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Ibama e ICMBio têm 30 dias para manifestação.

A decisão aconteceu depois que órgãos ambientais proibiram que os moradores tivessem acesso à zona de amortecimento. Pesca, coleta de iscas, lenha e palha, mesmo consideradas de baixo impacto pelo próprio Plano de Manejo do parque, também são proibidas em todo entorno da unidade de conservação.

Como justificativa do pedido, o Ministério Público Federal, alegou que a proibição afeta não apenas a sobrevivência dos ribeirinhos, mas também a manutenção da cultura pantaneira.

No Pantanal, existem centenas de ribeirinhos que sobrevivem da pesca e da coleta de iscas. O Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense reconhece a ocupação da área pelos ribeirinhos.

Nos siga no