Interior

Movimento Sem Terra monta 11º acampamento em MS com 200 famílias

Priscilla Peres | 10/04/2015 16:43
Acampamento na fronteira foi montado nessa semana. (Foto: Divulgação)
Acampamento na fronteira foi montado nessa semana. (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o MST/MS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Mato Grosso do Sul) montou acampamento em Japorã, no distrito de Jacareí - distante mais de 480 km da Capital. Cerca de 300 famílias estão no local, onde eles acreditam ser histórico e de importância para seu povo.

O acompanhamento de Japorã é o 11° do Estado, onde o MST reúne mais de 2 mil famílias. Neste caso, eles querem relembrar a história de brasileiros que foram buscar trabalho e renda no Paraguai, se depararam com outra realidade e voltaram para o Brasil, são os chamados brasiguaios.

Nas décadas de 70 e 80, dezenas de famílias brasileiras se mudaram novamente ao Paraguai, iludidas por terras baratas, mas sem escrituras. Cerca de 20 anos depois da mudança, muitos voltaram para o Brasil e se instalaram principalmente, em municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o movimento, Japorã foi escolhido porque existe uma perspectiva de compra de uma terra, por parte dos órgãos públicos responsáveis, para que seja e montado um novo e produtivo assentamento. O outro motivo é que no local também existe uma importante comunidade indígenas. "Pelas informações que possuímos é que na região já existe uma área que foi considerada indígena e nós iremos fortalecer a batalha para que este território volte a ser deles", diz a nota.

 

Nos siga no