Interior

Miranda completa 243 anos de história nesta sexta-feira

Cidade é uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul

Mariely Barros | 16/07/2021 06:16
Praça Agenor Carrilho, cartão-postal de Miranda (Foto: Paulo Cavalheiro)
Praça Agenor Carrilho, cartão-postal de Miranda (Foto: Paulo Cavalheiro)

Miranda comemora seus 243 anos de história nesta sexta-feira (16). O município foi fundado em 1778 e é um dos mais antigos do Estado. 

Localizada a 201 km de Campo Grande, a cidade é banhada pelo Rio Miranda, responsável por abastecer a cidade e um dos maiores afluentes do rio Paraguai. Conhecido pela intensa atividade pesqueira, o rio nasce na serra de Maracaju e tem um curso de 700 km de extensão. 

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é a sexta mais populosa do Mato Grosso do Sul, com uma estimativa de 2.809.394 habitantes em 2020. Suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e o ecoturismo.  

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, primeiro prédio da cidade (Foto: Paulo Cavalheiro)

O primeiro prédio da cidade foi o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do capitão das Conquistas João Lemes do Prado. O objetivo era proteger o povoado que se formou na região dos ataques de bandoleiros.

Em 1865 o local foi destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai, mas os moradores voltaram a reergueram o monumento após o desenvolvimento do município e hoje o local é conhecido como Paróquia Nossa Senhora do Carmo, um dos principais pontos turísticos do município.  


Nos siga no