Interior

Metade das meninas abrigadas em lar sofreu violência doméstica infantil

Realidade no Lar Ebenezer, em Dourados, mostra que crianças e adolescentes também sofrem violência, assim como mulheres adultas

Helio de Freitas, de Dourados | 08/03/2017 09:17
Meninas que recebem abrigo no Lar Ebenezer (Foto: Divulgação)
Meninas que recebem abrigo no Lar Ebenezer (Foto: Divulgação)

Um levantamento feito pelo Lar Ebenezer, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de risco em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, mostra que a violência atinge todas as mulheres, independente da idade.

No Dia Internacional da Mulher uma triste estatística chama a atenção: pelo menos 56% das meninas acolhidas pela instituição foram vítimas de violência doméstica infantil.

De acordo com a assessoria do lar, existem casos de crianças de 10 anos que já passaram por agressões dentro da própria casa e agora estão abrigadas na instituição, por decisão da Justiça.

São consideradas violência doméstica a hostilidade verbal, negligência, desprezo, abandono físico e emocional, rejeição e crítica excessiva.

Fundado em 21 de fevereiro de 1988, o Lar Ebenezer acolhe crianças e adolescentes do sexo feminino de 7 a 14 anos que estejam em situação de risco e por isso foram recolhidas pela Justiça. Elas ficam no abrigo até a conclusão do processo judicial.

Apoio – Enquanto moram no lar, as meninas recebem acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O abrigo tem capacidade para atender 20 meninas e atualmente acolhe 16.

“Elas chegam com medo, não querem ficar na instituição, então é importante ter uma recepção amorosa. Depois, a gente aguarda 24 horas para dar aconselhamento e orientações. Em seguida são encaminhadas para consultas e terapias, em alguns casos, depois de dois meses, vão para a psiquiatra, mas só em caso de necessidade”, explica a psicóloga do Lar Ebenezer, Camila Santos.

A profissional afirma que lidar com os traumas é um processo de longo prazo, que exige outras estratégias além das terapias. “A gente cerca as meninas com atividades, para auxiliar na reconstrução da identidade, para ajudá-las a superar o trauma. Então, o Lar oferece, com a ajuda de parceiros, aula de dança, artesanato e curso de espanhol”.

Pedindo ajuda - Instituição filantrópica mantida por doações, o Lar Ebenezer passa por crise financeira. Atualmente a diretoria faz uma campanha para arrecadar doações.

O link direto para doações é o http://www.larebenezerdourados.com.br/cadastro-de-doacao/. O telefone da instituição para mais informações é o (67) 3421-0103. As doações podem ser depositadas na conta do Lar Ebenezer: Caixa Econômica Federal, agência 2052, operação 003, conta corrente 164-7.

Nos siga no