Economia

Maior produção de café de MS está em Ivinhema, conforme Agraer

Ana Maria Assis | 14/12/2010 10:28

Conforme dados da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o Município de Ivinhema é o maior produtor de café do Mato Grosso do Sul. A safra deste ano foi de 948 toneladas. Ao todo são 790 hectares dessa planta atualmente.

Para o ano de 2011, a estimativa é que sejam colhidas 1068 toneladas e que a área de plantio seja ampliada para 890 hectares.

Devido ao investimento dos produtores rurais na cultura do café, e no destaque do município de Ivinhema, palestras e visitas técnicas a outros estados foram realizadas ao longo do ano pela prefeitura da cidade, pela Agraer e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a fim de incentivar ainda mais os produtores locais a aumentar a cultura.

Ações de incentivo

No início deste mês de dezembro, uma palestra foi promovida na Câmara dos Vereadores e aberta ao público. O objetivo do evento foi debater as fundamentações das tecnologias para viabilizar sistemas sustentáveis de produção de café.

Outra ação que se destacou neste ano para o incentivo da cultura, foi a visita técnica de 42 cafeicultores de Ivinhema, acompanhados do prefeito do município Renato Câmara, que é engenheiro agrônomo, à cidade de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais. Essa viagem teve como finalidade a busca de conhecimento e informações sobre os modernos sistemas de produção utilizados nessa região mineira – já que MG é considerado o maior produtor de café do Brasil.

Somente no Município de Patrocínio, atualmente são 24 mil hectares de plantação de café e sua produção é exportada para 10 países, entre eles, Japão, Argentina e alguns países da Europa.

(Com informações do jornal O Progresso)

Nos siga no Google Notícias