Interior

Lavagem de escadaria em Corumbá será feita novamente com Igreja fechada

Paula Vitorino | 28/12/2012 13:56
Lavagem da escadaria é realizada pelas religiões africanas. (Foto: Diário Online)
Lavagem da escadaria é realizada pelas religiões africanas. (Foto: Diário Online)

Pelo segundo ano, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária ficará fechada durante a celebração da lavagem da escadaria, realizada pelos seguidores das religiões umbanda e candomblé.

O ritual era realizado desde 2002, mas no ano passo uma orientação da Diocese passou a não permitir esse tipo de celebração em igrejas católicas da cidade. A lavagem era seguida de missa, com participação de representantes das religiões.

"Nada impede que promovam a lavagem da escadaria", disse o pároco Fábio Vieira, acrescentando que a decisão é diocesana.

No ano passado, a determinação chegou a provocar manifestações contrárias de seguidores umbandas e do candomblé, que não aprovaram a decisão da Igreja.

As celebrações das religiões africanas de fim de ano começam no sábado, 29 de dezembro. A partir das 19 horas, o Porto Geral sediará a quarta edição do “Ritmos do Atabaque”.

O evento reúne adeptos da umbanda e candomblé que, através do som do atabaque - instrumento de percussão utilizado nos espaços religiosos para realização de rituais - homenageiam suas entidades. (Com informações do Diário Online)

Nos siga no