Interior

Justiça mantém prisão de homem que assassinou esposa na frente da filha

Homem matou esposa em Anastácio, trancou a casa com corpo dentro e fugiu; filha de 4 anos presenciou o crime

Dayene Paz | 19/01/2022 14:25
Machado usado por Jonas para golpear a vítima. (Foto: Divulgação)
Machado usado por Jonas para golpear a vítima. (Foto: Divulgação)

A Justiça decretou a prisão preventiva de Jonas Ferreira Rocha, de 49 anos, assassino confesso da esposa Mariana de Lima Costa, 29 anos, em Anastácio, a 122 quilômetros de Campo Grande. Por enquanto, ele ficará preso no Centro de Triagem, na Capital. 

O delegado Gabriel Salles, que está à frente do caso, explicou que como Jonas se apresentou na delegacia em Campo Grande, passou por audiência de custódia na Capital ainda nesta terça-feira (18). Depois, o processo foi encaminhado ao Fórum de Anastácio, onde o juiz de lá, manteve a decisão da prisão preventiva. 

Gabriel disse que as investigações prosseguem. "Ainda vamos terminar de ouvir algumas pessoas como familiares e conhecidos do casal", afirmou. A suspeita da polícia é de que Jonas tenha cometido o crime depois de uma discussão por ciúmes. Ele teria usado o cabo do machado para golpear a esposa, que teve afundamento de crânio. 

O crime - Mariana foi assassinada por Jonas no último sábado (15), na residência que o casal vivia, na região do loteamento Altos da Cidade, em Anastácio. O caso só foi descoberto na noite desta segunda (17), depois que Jonas se apresentou à polícia. O crime teria sido presenciado pela filha do casal, uma menina de 4 anos. 

Depois de matar a companheira, Jonas deixou o corpo em cima da cama, trancou a casa e fugiu com a filha para Campo Grande. Na noite de segunda-feira (17), ele mesmo procurou a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), onde confessou o crime e ficou preso. 

O corpo de Mariana foi encontrado em avançado estado de decomposição e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal). 

Maus-tratos - Jonas já foi denunciado por maus-tratos depois de agredir os enteados, de 13 e 15 anos, pois não os aceitava na convivência com a família. Além disso, as brigas entre o casal eram constantes e Jonas era um homem agressivo. 

Essas informações foram relatadas por Mariana e constam na denúncia de maus-tratos feita pelo Conselho Tutelar, em fevereiro de 2021, quando as crianças foram morar com a mãe, depois do falecimento do pai em 2020. As agressões se tornaram constantes desde então e principalmente quando Jonas ingeria bebidas alcoólicas. 

O padrasto chegou a ser preso pelos maus-tratos. Na época, Jonas tentou enforcar o enteado, que brincava na residência com um cachorro. Ele confessou que não aceitava os dois filhos da mulher e nem que eles se aproximassem da filha do casal, de 4 anos, mesmo morando na mesma casa. 

No começo do ano passado, as crianças de 13 e 15 anos fugiram da casa e ficaram na rua, onde chegaram a dormir na praça da cidade de Anastácio.

Nos siga no