Interior

Juiz manda transferir 16 presos, mas celas de delegacia continuam lotadas

Helio de Freitas, de Dourados | 19/10/2017 09:00
Detentos são levados de delegacia para penitenciária de Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Detentos são levados de delegacia para penitenciária de Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Por ordem judicial, 16 presos foram transferidos no fim da tarde de ontem (18) da 1ª Delegacia de Polícia para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A escolta foi feita por policiais militares e guardas municipais. A transferência, em um veículo da Polícia Civil, amenizou a superlotação de duas celas da delegacia, mas o problema continua.

O Campo Grande News mostrou ontem que 41 homens estavam confinados em duas celas, onde existe espaço para oito pessoas. Com a transferência de 16, 25 homens permaneceram na delegacia. No fim da tarde, mais dois presos, encaminhados pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira), deram entrada na 1ª DP.

Na terceira cela da delegacia estão seis mulheres, presas nos últimos dias em Dourados, entre elas a carioca Jonya Lucia Trotte Couto, 52, conhecida como “Mãe Loira”, ligada a traficantes do Rio de Janeiro. Todas as mulheres permanecem na delegacia.

A superlotação na 1ª DP de Dourados é reflexo da greve dos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul. Com a ampliação do movimento nesta semana, os agentes não estão recebendo novos detentos na PED e os presos provisórios se amontoam celas. A transferência de ontem, como mostra o vídeo abaixo, só ocorreu por ordem judicial.

Nos siga no