Interior

Índios que invadiram área denunciam terceiro ataque em 5 dias

Aline dos Santos | 15/10/2013 08:32

Os índios terenas que invadiram chácaras em Miranda denunciam que sofreram o terceiro ataque no período de cinco dias. “Foi ontem, por volta das 20h. Chegaram atirando”, relata o líder indígena Paulino Terena.

Segundo ele, o ataque foi na chácara Boa Esperança. “Ficamos todos deitados no chão”, diz. Ainda de acordo com a liderança, à noite somente os homens, chamados de guerreiros, estavam no local.

Após os disparos, a PF (Polícia Federal), que tem uma equipe na região, foi acionada. A chácara fica a 3 km da cidade de Miranda. A invasão dos terenas começou em 9 de outubro e foram ocupadas diversas propriedades rurais.

Os índios exigem que as demarcações de terra, que já tiveram início, sejam concluídas. Caso contrário, novas invasões devem acontecer.

Segundo os índios, a área de 7,2 mil hectares, que eles prometem invadir, abrange pelo menos cinco propriedades rurais e fica em frente às terras já ocupadas.

Nesta área está localizada a fazenda Jambeira, do ex-governador Pedro Pedrossian. A assessoria de imprensa da PF não comentou o ataque e disse que informações somente via Funai (Fundação Nacional do Índio). 

Nos siga no Google Notícias