Interior

Índios desistem de invasão em Miranda para não quebrar acordo

Aline dos Santos | 08/07/2013 12:19

Os índios terenas anunciaram que  vão sair ainda hoje da fazenda São Pedro do Paratudal, em Miranda, que pertence à família do ex-governador Pedro Pedrossian.

De acordo com o cacique Clenivaldo Pires Xavier, o recuo será para não quebrar um acordo, que estabelece que não haveria novas ocupações até 5 de agosto. Nesta data, deve ser anunciado o valor de indenização por 15 mil hectares da terra Buriti, em Sidrolândia.

“Esse grupo não sabia que o acordo foi feito”, explica o cacique. Portanto, os terenas vão retornar à aldeia Babaçu, na terra Cachoeirinha.

Com 700 hectares e 600 cabeças de gado, o imóvel rural pertence ao filho do ex-governador. Segundo Pedro Paulo Pedrossian, foi a primeira invasão na propriedade. As ocupações são constantes em outra fazenda da família, a Petrópolis. Ele registrou Boletim de Ocorrência e ia cobrar a retomada da posse da fazenda.

Os terenas chegaram às 5h desta segunda-feira e 30 ocuparam a sede. Conforme o proprietário, uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) lhe garante a posse da terra. Por outro lado, ele aceita sair caso seja paga indenização no valor de mercado. Até então, o pagamento é só por benfeitorias. Ele avalia que o preço do hectare é R$ 7 mil. Desta forma, a indenização só pela terra nua gira em R$ 4,9 milhões.

Nos siga no Google Notícias