Interior

Impressionado com incêndio, locutor registra “Pantanal em chamas” em Aquidauana

Leonel Ramos, de 52 anos, relata que nunca viu situação tão grave na região

Aletheya Alves | 21/09/2021 13:47

“Pantanal pede socorro, meu Deus. Pantanal em chamas, muito triste”. Impressionado com as chamas às margens do Rio Aquidauana, o locutor Leonel Ramos, de 52 anos, registrou cenário que segue se espalhando por Mato Grosso do Sul. Nas imagens, é possível ver fogo na copa das árvores. 

Destacando a tristeza ao ter visto o incêndio no Pantanal de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, Leonel explica que não gravou por mais tempo por se sentir mal. “É muito chocante, porque ali tem muito animal. Tá muito seco, água escassa e muito bicho acaba entrando na água para se proteger”, explicou. 

Conforme Leonel, o vídeo foi registrado na tarde desta segunda-feira (20), após o horário de almoço. “Começou a ventar bastante e acendeu as chamas, é muito preocupante, porque além da fauna, a mata ciliar que protege o rio de assoreamento nas duas margens está sendo consumida”, disse. 

Ainda de acordo com o locutor, há anos ele frequenta a região para pescar com amigos e nunca tinha visto um cenário tão preocupante. “É um problema tanto a questão do assoreamento do rio quanto das cinzas que ficam às margens. Assim que chover forte, as cinzas vão para o rio e muitos peixes vão morrer”. 

O pantanal de Aquidauana possui aproximadamente 507.529,00 hectares, conforme o Instituto SOS Pantanal e contribui com cerca de 4,9% do total da reserva pantaneira.

Nos siga no Google Notícias