Interior

Idosa internada em Dourados está em estado crítico

Único caso registrado em Batayporã, idosa foi transferida para Dourados. Dos 31 casos em MS, 5 pessoas estão internadas

Izabela Sanchez e Leonardo Rocha | 28/03/2020 17:53
Secretário estadual de saúde Geraldo Resende, durante live sobre atualização dos casos de Covid-19 em MS (Foto: Reprodução)
Secretário estadual de saúde Geraldo Resende, durante live sobre atualização dos casos de Covid-19 em MS (Foto: Reprodução)

O único caso de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, a surgir em Batayporã, idosa de 64 anos foi transferida para Dourados, a 233 km de Campo Grande e é o único caso até o momento considerado crítico. É o que afirmou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, neste sábado (28).

Resende explicou que a idosa teve contato com as irmãs que estiveram na Europa, na Bélgica, mas que eram assintomáticas. A idosa, além disso, sofre de complicação nos pulmões, a chamada DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O secretário não revelou onde ela está internada. Conforme levantou o Campo Grande News, ela está internada no Hospital da Cassems e sofre de enfisema pulmonar por ter sido fumante ao longo de muitos anos.

Além disso, segundo o secretário, há outro caso considerado grave em Mato Grosso do Sul. Homem de 38 anos, internado há 10 dias em Campo Grande. Conforme apurou a reportagem, ele está internado no Proncor.

Internações - Dos 31 casos confirmados da doença em Mato Grosso do Sul. conforme números deste sábado, há no total 5 pessoas internadas. Além do caso crítico em Dourados e do caso grave em Campo Grande, há, ainda, mais 1 pessoa internada em Dourados, a 30ª confirmação de Covid-19, mulher de 52 anos. Os outros 2 casos são pessoas que também estão internadas em Campo Grande, conforme o o secretário.

Evolução de contágio - Aumentou para 31 número de casos confirmados de contágio de coronavírus em Mato Grosso do Sul. São casos em 6 cidades do Estado: Campo Grande, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Batayporã.  

O 31º caso, último a entrar na lista de contágio, é de um homem de 53 anos anos de Campo Grande, caso notificado no dia 26, mas a SES ainda investiga a origem de contágio deste caso. O homem está em isolamento familiar, conforme o boletim. É o segundo caso em que a SES declara ainda não saber a origem de contaminação. 

Campo Grande lidera a maior parte dos números da doença, com 25 casos, contra 6 casos no interior. Segundo o Ministério da Saúde já são 111 mortes por Covid-19 em todo o Brasil, números deste sábado (28). O país registra já registra 3.904 casos da doença causa pelo coronavírus.  

*colaborou Helio de Freitas, de Dourados.

Nos siga no