Interior

Ibama libera contratação de 32 brigadistas temporários em quatro cidades de MS

Mariana Rodrigues | 24/03/2016 13:17
Bairro Popular Nova, em Corumbá. (Foto: Erik Silva/Jornal Capital do Pantanal - Arquivo)
Bairro Popular Nova, em Corumbá. (Foto: Erik Silva/Jornal Capital do Pantanal - Arquivo)

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), autorizou a contratação de 32 brigadistas temporários em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, conforme publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).

Em Corumbá- distante a 419 km de Campo Grande, de acordo com a publicação, foi autorizada a contratação de um chefe de brigada, quatro brigadistas chefes de esquadrão e dezesseis brigadistas para prevenção e combate aos incêndios florestais.

Ainda de acordo com a portaria, o Prevfogo (Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), foi autorizado a contratar brigadas federais temporárias em outros três município.

Sendo um chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e oito brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios de Porto Murtinho, com duas brigadas, Miranda e Aquidauana.

A decisão leva em consideração a seleção das áreas críticas realizada pelo Prevfogo, embasada em critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a presença de Unidades de Conservação Federais, terras Indígenas e Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária Federais e a presença de remanescentes de vegetação natural.

Conforme o Diário da União, a publicação leva em consideração a portaria nº 51, de 12 de fevereiro de 2016, do Ministério do Meio Ambiente, que declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul e nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.

Fica o Centro Especializado Prevfogo responsável pela seleção, contratação, capacitação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A portaria entra em vigor hoje.

Nos siga no