Interior

HR de Coxim contesta Santa Casa de Campo Grande sobre encaminhamentos

Fabiano Arruda | 30/03/2011 11:46

Hospital diz que encaminhou 21 pacientes, enquanto Santa Casa diz foram 101

Direção do HR diz que, desde a abertura do hospital, diminuiu em 30% número de encaminhamentos para Campo Grande. (Foto: Edição de Notícias)
Direção do HR diz que, desde a abertura do hospital, diminuiu em 30% número de encaminhamentos para Campo Grande. (Foto: Edição de Notícias)

Em nota enviada nesta quarta-feira ao Campo Grande News, a direção do Hospital Regional de Coxim rebate os números apresentados pela Santa Casa de Campo em relação a quantidade de encaminhamentos.

Segundo a Santa Casa de Campo Grande, de 1º a 29 de março, foram encaminhados 101 pacientes de Coxim à Capital.

A nota, assinada pelo diretor geral, Rogério Márcio Alves Couto, diz que foram encaminhados, de 1º a 30 de março, por meio da Central Estadual de Leitos, vinte e um pacientes de Coxim.

Conforme o HR de Coxim, dos 21 pacientes, foram “13 para Santa Casa (08 Traumas Crânio Encefálicos – TCE, 01 Abdômen Agudo Criança, 01 Insuficiência Renal Crônica, 03 Politraumatismos), 06 para o Hospital Regional, 01 São Julião e 01 Hospital Universitário (fonte: Central Estadual de Leitos e HRCOX)”.

A nota também informa que, desde a abertura do Hospital Regional de Coxim, em 8 de Março de 2010, foram reduzidos em cerca de 30% dos encaminhamentos para Campo Grande, levando em conta toda a região, que envolve Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Rio Verde e Alcinópolis.

Com base em dados do Ministério da Saúde, o HR de Coxim revela que, de março a dezembro do ano passado, a quantidade de pacientes residentes em Coxim atendidos na Santa Casa de Campo Grande foi de 315 pacientes, média de 31,5 internações.

Outro dado apresentado pelo hospital é que o aumento de mais de 100% do número de cirurgias do SUS, nos dez primeiros meses de funcionamento, que passou de 272 (maio de 2009 a fevereiro de 2010) para 657 (março de 2010 a dezembro de 2010).

Os números colocaram, ainda conforme a nota, o HR de Coxim em 6º lugar no ranking de cirurgias pelo SUS em Mato Grosso do Sul.

“São números que comprovam o aumento de resolutividade da Microrregião e diminuição no número de encaminhamentos”, diz um trecho da nota.

“Cabe ao Hospital Santa Casa controlar a entrada de pacientes, evitando assim, um fluxo desordenado e conseqüentemente uma super lotação dos serviços”, sugere o documento.

“Portanto não se deve culpar o Hospital Regional de Coxim por todos os pacientes de Coxim atendidos na Santa Casa, uma vez que, a demanda espontânea ou a procura do usuário pelo serviço da Santa Casa não é de responsabilidade deste Hospital”, encerra a nota encaminhada pelo hospital.

Nos siga no