Interior

Histórico, castelinho na fronteira será reformado para virar museu

Prédio foi sede do governo na década de 1920 e depois quartel da PM até 1990.

Ricardo Campos Jr. | 05/07/2017 12:23
O monumento foi construído na década de 1920.(Foto: Karina Lima/FCMS)
O monumento foi construído na década de 1920.(Foto: Karina Lima/FCMS)

O Governo Estadual receberá R$ 257 mil do Funles (Conselho Gestor do Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) para restaurar o Castelinho de Ponta Porã. O monumento foi construído na década de 1920 para servir como base do governo na região de fronteira, tornou-se sede da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar e agora, quase cem anos depois, será transformado em museu.

Atualmente o local estava em péssimo estado de conservação. Equipes de engenheiros da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) fizeram uma avaliação do local para checar se era possível aproveitar a mesma estrutura. Após a vistoria, eles elaboraram um laudo sobre as providências mais urgentes para o encaminhamento do projeto.

Os especialistas concluíram, entre outras coisas, que uma das lajes já cedeu. Por isso, será necessário melhorar o escoramento. Isso aconteceu porque o local foi atingido por um incêndio no passado. As notícias, contudo, são otimistas. O órgão acredita que será possível recuperar o patrimônio.

Projeto - O Museu Histórico da Fronteira – Castelinho de Ponta Porã, como será chamado, terá um saguão com 106,93m² com recepção, bilheteria, café, loja, chapelaria/guarda-volumes e sanitários públicos.

Na metade do piso térreo e no primeiro andar ficará o acervo, com sala de exposição temporária e sala de exposição permanente.

Será erguido ao lado um prédio novo que contará com biblioteca temática; apoio técnico com sala de T.I., sala da diretoria, curadoria, sala de restauro, de arte-educação, reserva técnica para guardar o acervo. Além disso, está previsto jardim com marquise, teatro de arena, estacionamento e bicicletário.

A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS, com a Agesul, entende que é fundamental respeitar as relações do antigo e do novo, entendendo o caráter simbólico do patrimônio, entendido como fato cultural: lugar, memória e produção de conhecimentos sobre a formação do Estado.

Equipe fez o levantamento necessário para a reforma. (Foto: Karina Lima/FCMS)

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), afirma que o local poderá ser usado pela população, principalmente os estudantes. Hoje, o município tem uma biblioteca imprópria, sem elevador e sem renovação do acervo.

“Será um espaço cultural útil à comunidade, para que proporcione uma melhor qualidade de vida e melhoria na educação as crianças, despertando a curiosidade e a busca por conhecimento”, diz.

Memória – A construção do castelinho foi viabilizada na época com recursos do Governo Federal e contribuições da companhia Matte Laranjeira, que explorava o setor na região.

A obra durou quatro anos e ficava ao lado da estação de trem. Entre 1943 e 1946 foi sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo Vargas, quando foi instituída a política de Território Federal no Brasil, tendo como governador o militar Ramiro Noronha.

Em 1940 passou a abrigar a cadeia pública e a PM. No final da década de 1990, com a transferência da corporação para um novo prédio, o castelinho ficou sem função e passou a se deteriorar.

Nos siga no