Interior

Guarda recebe equipamentos para monitorar locais de consumo de drogas

Beneficiado pelo projeto de combate ao uso de crack, município recebeu viaturas e equipamentos e aguarda mais 20 câmeras

Helio de Freitas, de Dourados | 11/04/2016 14:18
Viaturas e micro-ônibus recebidos pela Guarda Municipal (Foto: A. Frota/Divulgação)
Viaturas e micro-ônibus recebidos pela Guarda Municipal (Foto: A. Frota/Divulgação)

O município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, começou a receber do governo federal as viaturas e equipamentos do programa “Crack, é Possível Vencer”, que estimula medidas para combate ao tráfico e à dependência de drogas. O objetivo, segundo a Guarda Municipal da segunda maior cidade, vai operacionalizar o sistema, é montar uma rede para vigiar os pontos de venda e consumo de entorpecentes, principalmente na área central.

De acordo com o comando da Guarda, foram entregues duas viaturas do modelo Voyage, duas motocicletas Lander e um micro-ônibus equipado com sistema de monitoramento. A frota da cooperação passou a ter 14 carros e 12 motos. A Guarda de Dourados recebeu também 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 frascos de espuma de pimenta.

“Aguardamos para os próximos dias a chegada de 20 câmeras de segurança que serão instaladas em pontos estratégicos e incluídas no sistema de monitoramento já existente e operado pela Guarda, mas que está sendo ampliado”, afirmou hoje (11) ao Campo Grande News o comandante da Guarda, Vicente Chencarek.

Segundo ele, o centro de operações na sede da Guarda, na Avenida Joaquim Teixeira Alves, no Parque Arnulpho Fioravante, já monitora as câmeras de segurança instaladas na Praça Antonio João e na sede da prefeitura. “Estamos fazendo mudanças para ampliar a estrutura e incluir as novas câmeras, que serão instaladas em locais apontados por estudos”, explicou.

Segundo ele, o micro-ônibus tem cinco câmeras – quatro laterais e uma principal, de maior alcance, com antena telescópica de 12 metros. O veículo será levado para locais de grande concentração de pessoas em eventos específicos e será usado também na área central, no trabalho de fiscalização do patrimônio público e de prevenção a crimes e violência.

“A estrutura é de grande ajuda para o trabalho de combate ao uso de entorpecentes e deixa nossa estrutura de monitoramento ainda mais eficaz, tanto com as câmeras quanto com as viaturas que garantem agilidade ao trabalho”, explica Chencarek.

Nos siga no