Interior

Governo quer licitar até junho obra para sede de bombeiros em cidade turística

Caroline Maldonado | 27/04/2016 17:02
Secretário Jaime Verruck reuniu-se com presidente da Câmara de Vereadores de Bonito, Amir Trindade, durante a Rota do Desenvolvimento (Foto: Divulgação)
Secretário Jaime Verruck reuniu-se com presidente da Câmara de Vereadores de Bonito, Amir Trindade, durante a Rota do Desenvolvimento (Foto: Divulgação)

Está prevista para ocorrer ainda neste semestre a licitação para construção de um unidade do Corpo de Bombeiros, em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande. O Governo do Estado aprovou a indicação de área feita pela prefeitura. A cidade, que recebe em média 80 mil turistas por semestre, conta apenas com uma brigada de incêndio no Aeroporto. Quando há acidente grave, a população precisa esperar por equipe de Jardim, que percorre 60 quilômetros.

O prefeito Leonel Lemos de Souza Brito retirou da Câmara o projeto que autorizava a cessão de uma área e agora deve encaminhar novo pedido para que os vereadores avaliem a indicação de outro imóvel, maior que o terreno indicado anteriormente. A área fica na entrada do município, após o Centro de Convenções. 

“Acreditamos que haverá unanimidade dos vereadores na aprovação em regime de urgência da cessão da área, já que a unidade do Corpo de Bombeiros é um anseio de toda a comunidade, por ser uma necessidade de segurança a população, o patrimônio da cidade e turistas”, comentou o prefeito. O comandante-geral do Corpo Bombeiros, Esli Ricardo de Lima, aprovou o local.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal, Amir Trindade, para discutir a tramitação do processo de doação da área, durante a Rota do Desenvolvimento, que chegou ontem (26) a Bonito e segue até quinta-feira (28).

O secretário lembrou que é preciso que a prefeitura acelere o processo em função do calendário eleitoral. Além disso, há determinação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para que a obra seja entregue o quanto antes. Verruck espera que a autorização legislativa ocorra ainda na próxima semana.

O projeto prevê estrutura para atuação de 25 militares, viaturas autobomba de busca e salvamento, caminhonete 4×4, unidade de resgate e dois veículos pequenos, além de equipamentos operacionais. O comandante dos bombeiros pediu que, além da unidade operacional, seja construída uma casa para abrigar os comandantes que se revezam no comando dos grupamentos.

Dificuldade - Em dezembro de 2015, equipes do Corpo de Bombeiros de Jardim demoraram 50 minutos para chegar a Bonito e combater um incêndio, que destruiu uma pizzaria e atingiu outros imóveis. Durante a espera, agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental), PM (Polícia Militar) e voluntários tentaram conter o fogo.

Os bombeiros de Jardim atendem também Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bela Vista. Dias antes do acidente, o prefeito Leonel havia encontrado representantes da corporação em Campo Grande para tratar do assunto. Na época, era discutida a construção em uma de três áreas possíveis. Mais tarde, o prefeito enviou à Câmara o projeto para a sessão, voltou atrás e agora deve encaminhar outro.

Nos siga no