Interior

Governo Federal reconhece situação de emergência em Coronel Sapucaia

Ricardo Campos Jr. | 21/04/2017 10:18
Base de ponte destruída em Coronel Sapucaia (Foto: divulgação / prefeitura)
Base de ponte destruída em Coronel Sapucaia (Foto: divulgação / prefeitura)

Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, teve a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio de portaria publicada nessa quinta-feira (20) no Diário Oficial da União. Desde o início de 2017, conforme a prefeitura, a cidade tem sido atingida por fortes chuvas que provocaram estragos.

O Executivo afirma que o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e dos Recursos Hídricos do Estado) contabilizou acúmulo de 334 mm de chuva entre fevereiro e março.

O reconhecimento é o primeiro passo para que a cidade receba apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação dos danos. Os valores são definidos pelo Ministério da Integração Nacional após análise técnica de um relatório com o diagnóstico dos danos e do PDR (Plano Detalhado de Resposta), que deverá ser encaminhado pelo município.

Estragos – Os temporais danificaram cinco pontes em Coronel Sapucaia. As travessias sobre o Rio Iguatemí – Mangaí; sobre o Rio Iguatemí – Ivaé; sobre o Rio Três Barras; e sobre o Rio Barra de Iguatemi estão interditadas apenas para veículos pesados e estão sendo monitoradas periodicamente.

Já a ponte sobre o córrego Boi Jaghá foi completamente destruída. Também foi interditada a estrada vicinal Cero Peron pela abertura de uma erosão que atravessa a pista.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil visitou o município no dia 5 de março. Os dirigentes do órgão participaram de uma reunião com o Executivo local onde foram apresentadas as ações adotadas pela prefeitura.

Nos siga no