Interior

Governo decreta situação de emergência por causa de vendaval em novembro

Nyelder Rodrigues | 30/12/2016 23:32

Foi publicado no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul) desta sexta-feira (30) o decreto estadual que declara situação de emergência em Costa Rica - cidade localizada a 305 km de Campo Grande.

Assinado ontem (29), o decreto autoriza que ações especiais sejam realizadas pelo Estado para auxiliar os trabalhos no local, com convocação de voluntários e realização de campanhas de arrecadação com a comunidade.

Além disso, ficam dispensadas de licitação contratos de aquisição de bens necessários às "atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres".

Conforme publicado no Diário Oficial, tais ações que dispensam licitação precisam sem concluídas em no máximo 180 dias (seis meses), contados a partir do dia em que ocorreu o desastre, 26 de novembro.

O vendaval que causou estragos em Costa Rica aconteceu em um sábado, por volta das 16h. Apesar da curta duração, de cinco minutos, ele foi suficiente para destelhar e danificar estruturas de aproximadamente 500 imóveis particulares, tanto na área rural como urbana.

Prédios públicos, com o estádio de futebol e o ginásio da cidade, também foram afetados, assim como o mercado do produtor, escolas, entre outros. Até torres de transmissão de sinal foram derrubadas e o serviço de fornecimento de água chegou a ser interrompido, assim como a energia elétrica.

Nos siga no Google Notícias