Interior

Frente Brasil Popular se manifesta em apoio aos índios de Caarapó

Nyelder Rodrigues | 18/06/2016 19:18

Diante dos recentes acontecimento em Caarapó - município localizado a 283 km de Campo Grande - envolvendo indígenas guarani-kaiowás e produtores rurais, o movimento Frente Brasil Popular, de Dourados, publicou manifesto prestando apoio aos índios da região.

Denominado "Manifesto em Defesa do Tekohá Apyka'i", o documento relembra a luta mantida por décadas por indígenas em Dourados e região, e ressalta a liderança de Dona Damiana, que desde 2008 lidera comunidades na região. Ataques, como os feitos por seguranças da empresa Gaspem - alvo de

No manifesto, o judiciário brasileiro também é criticado, sendo apontado como elitista. "A luta do Tekohá Apyka’i está inserida em um contexto muito maior de conflitos pela terra no Mato Grosso do Sul", frisa o movimento, ao se referir aos interesses do agronegócio no Estado.

"Há em curso no Brasil vários micro-golpes à democracia que, somados, dão amplitude e desenham o cenário trágico do grande golpe de Estado de 2016" e "defender Apyka’i é um dever democrático de todos e todas que buscam construir um Brasil mais justo" são outras frases usadas no manifesto para representar as intenções da frente popular.

Conflito - A fazenda Yvu, em Caarapó, alvo de uma disputa territorial, foi ocupada no último domingo (12), por cerca de 300 indígenas em ação de retomada. A área integra o estudo realizado pela Funai (Fundação Nacional dos Índios) para compor a Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, que está em processo de demarcação.

No entanto, os produtores rurais retém a titularidade das terras, e na terça-feira, um conflito entre fazendeiros e índios resultou na morte do agente de saúde Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. Seis índios ficaram gravemente feridos e duas crianças sofreram queimaduras.

A Força Nacional foi acionada, e cerca de 50 agentes fazem a segurança da região, junto a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias