Interior

Força Nacional vai ficar mais 90 dias na região de fronteira em MS

Aline dos Santos | 19/03/2012 08:32

Corporação também vão apoiar ações da Sejusp e DOF

Força Nacional atua na região de fronteira. (Foto: Capital do Pantanal)
Força Nacional atua na região de fronteira. (Foto: Capital do Pantanal)

A Força Nacional de Segurança vai permanecer mais 90 dias em Mato Grosso do Sul e outros nove Estados da região de fronteira. A portaria com a prorrogação foi publicada hoje pelo Ministério da Justiça.

Conforme o ministério, a medida leva em conta a operação Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), realizada por determinação da Presidência da República. A ação coíbe o tráfico de drogas e armas, além da entrada de produtos ilícitos. Segundo a portaria, o prazo pode, novamente, ser prorrogado.

A medida abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina. Em Mato Grosso do Sul, a Força Nacional é empregada desde fevereiro de 2010, participando de ações como a Operação Sentinela, realizada na região de fronteira, combate à violência nas aldeias indígenas de Dourados e em áreas de conflito entre índios e fazendeiros.

Também nesta segunda-feira foi publicada uma portaria para que a Força Nacional atue em apoio à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e ao DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Mato Grosso do Sul. O prazo é de 180 dias, com validade a partir de primeiro de março. Desta forma, fica mantida a base da Força Nacional em Ponta Porã.

Nos siga no