Interior

Força Nacional vai ficar mais 90 dias em aldeias e região de fronteira de MS

Aline dos Santos | 19/06/2012 11:39

Portarias foram publicadas nesta terça-feira no Ministério da Justiça

Força Nacional vai permanecer em Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)
Força Nacional vai permanecer em Mato Grosso do Sul. (Foto: João Garrigó)

O Ministério da Justiça publicou hoje portarias prorrogando a presença da Força Nacional de Segurança na região de fronteira de Mato Grosso do Sul e nas reservas indígenas de Dourados. Nos dois casos, a prorrogação tem validade de 90 dias.

Na região fronteiriça, a medida leva em conta a operação Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), realizada por determinação da Presidência da República. A ação coíbe o tráfico de drogas e armas, além da entrada de produtos ilícitos. Segundo a portaria, o prazo pode, novamente, ser prorrogado.

A medida abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Santa Catarina. Em Mato Grosso do Sul, a Força Nacional é empregada desde fevereiro de 2010.

No caso das reservas indígenas de Dourados, a Força Nacional presta apoio às ações da PF (Polícia Federal) desde junho de 2011, quando foi desencadeada a Operação Tekohá (Nossa Terra) para fiscalização nas aldeias Jaguapiru e Bororó. O objetivo é diminuir os índices de violência contra a comunidade indígena.

Nos siga no