Interior

Filha de exonerada por nomeação suspeita ganha cargo de confiança

Ricardo Campos Jr. | 15/09/2017 15:40

Cinco meses após ser obrigada pela Justiça a exonerar a jornalista Lucinéia Moreira Barreto da Secretaria de Governo, a prefeitura de Corumbá nomeou a filha dela para ocupar cargo de confiança no poder público. Luana Alda Barreto da Silva foi escolhida como assessora governamental na Secretaria de Saúde do município, localizado a 419 quilômetros de Campo Grande.

O ato que oficializou o procedimento foi publicado na última quarta-feira (13) no Diário Oficial da Cidade Branca.

A nomeação da mãe dela gerou um processo por indícios de irregularidades, já que Lucinéia é sócia do MS Diário, empresa de comunicação que possui contrato de publicidade junto à gestão municipal de Ruiter Cunha (PSDB).

O juiz responsável pelo caso, Francisco José Barros Lima de Oliveira, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá, decidiu pela suspensão da nomeação em caráter liminar, com afastamento imediato do cargo, sem direito a receber a remuneração mensal de R$ 6.890.

Mesmo assim, conforme dados do site da transparência local, a jornalista recebeu R$ 10.034,75 como indenização e restituição trabalhista, apesar de servidores comissionados, quando exonerados, terem direito apenas aos valores devidos aos dias trabalhados.

Além de Lu Barreto, a gestão de Ruiter Cunha já foi questionada pela Justiça devido nomeação de familiares, como esposa Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa, na pasta da Assistência Social e o cunhado do prefeito, Haroldo Ribeiro Cavassa, que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Da mesma forma, Adenilce de Araújo e Rosania Ibanez Metran Miranda receberam cargos de confiança mesmo trabalhando em empresas que tinham contratos com o poder público.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura de Corumbá. A assessoria de imprensa pediu que a demanda fosse encaminhada por e-mail e até o momento não houve resposta.

Nos siga no Google Notícias