Interior

Fazendeiro que construía curral com aroeira é multado pela polícia

Bruno Chaves | 31/08/2013 16:02
Curral era construído com madeira protegida por lei (Foto: Divulgação/PMA)
Curral era construído com madeira protegida por lei (Foto: Divulgação/PMA)

Por construir um curral com aroeira, um fazendeiro foi autuado por exploração de madeira protegida por lei e multado em R$ 3 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental). Nesta sexta-feira (30), a PMA fiscalizava propriedades rurais em Bodoquena – a 266 quilômetros de Campo Grande – quando perceberam a atividade ilegal.

O capataz da fazenda que realizava a obra afirmou que o fazendeiro não estava no local. Somente a mulher do fazendeiro estava na propriedade. Ela confirmou que a fazenda não tinha autorização ambiental para a exploração da madeira.
Ao todo, foram apreendidas 10 toras de aroeira cortadas recentemente. O proprietário rural, que reside em Campo Grande, foi multado em R$ 3 mil, conforme o Decreto Federal 6.514/2008.

Segundo a PMA, ele também responderá por crime ambiental. A pena é de um a dois anos de reclusão.

Aroeira – A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da madeira e algumas outras espécies consideradas nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no