Interior

Família Viegas promove 1º encontro domingo para reunir dois mil parentes

Helio de Freitas, de Dourados | 24/12/2015 11:43

A família Viegas promove domingo (27), o primeiro encontro em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo os organizadores, devem participar pelo menos dois mil integrantes, todos descendentes de Aureliano Luiz Viegas e Leonidas Ávila Viegas, os responsáveis pela vinda dos Viegas do Rio Grande do Sul para Dourados.

Aureliano participou ativamente da revolução federalista em 1893 no sul e no início de 1.900, para proteger a família de novos conflitos, reuniu todos os filhos, noras e genros numa comitiva montada em lombo de cavalos, atravessou o Uruguai, Paraguai e entrou no Brasil pela região de Amambai, onde morreu.

De acordo com a organização do encontro, os familiares de Aureliano seguiram viagem e conseguiram chegar a Dourados, onde se instalaram.

Aureliano deixou dez filhos – Jovino, Francisco, Antenor, Laurindo, José, Delicardêncio, Acácio, Alexandrinha, Hernestina e Brandina – todos nascidos no Rio Grande do Sul e que residiram em Dourados até o final da vida e integram o rol dos pioneiros do município.

“Hoje, quando se fala em Viegas, pelo menos em Dourados e região, são todos parentes”, disse a presidente da comissão organizadora do encontro, Dinorá Fagundes Viegas. Integrantes da família são homenageados com nomes de bairro, escola e várias ruas na cidade. O grande reduto dos Viegas era a Cabeceira Alegre.

O encontro será no salão dos Vicentinos, no Izidro Pedroso, onde haverá um almoço. “Será um encontro tímido neste primeiro, mas a intenção é melhorar cada vez mais para que a gente possa manter viva nossa história, que também representa grande parte da história de Dourados”, disse Dinorá Viegas.

Nos siga no Google Notícias