Interior

Falta de chuva em algumas regiões de Dourados preocupa produtores

Ana Maria Assis | 06/01/2011 07:35

Em algumas regiões de Dourados não chove há 15 dias e o calor intenso é outro fator que preocupa produtores e técnicos da área agrícola. A soja está em fase de desenvolvimento do grão e a pouca umidade pode comprometer a qualidade da produção. Até agora o clima tem colaborado bastante com a safra atual, portanto este prejuízo seria uma frustração para os produtores.

O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomanizi, explicou que em algumas áreas a chuva tem sido escassa, enquanto que em outras, chove com mais frequencia. A colheita da safra atual está prevista para começar nos primeiros dias de fevereiro, e se estende até começo de março. Nesta fase, também muitos produtores que já colheram a soja começam a semear o milho segunda safra (safrinha). A data do zoneamento do milho está marcada para 10 de março.

A previsão feita pelos técnicos da área agrícola junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é que Dourados deve colher na safra atual de soja 436.800 mil toneladas de grãos. O município manteve a área da safra 2009/2010, que foi de 140 mil hectares. O rendimento médio previsto é de 3.120 quilos por hectares.

A preocupação dos produtores diminuiu conforme o clima e o preço do grão começarem a contribuir nesta safra de verão. O preço atual da saca da soja, de 60 quilos, em torno de R$ 44,00, tem agradado a classe produtiva, já que nos anos anteriores pagava-se até menos da metade deste valor. A expectativa é que o preço pago prevaleça até a fase da entrega a soja.

Para não correr riscos, muitos produtores já negociaram a atual safra, já que o clima e o preço deram bons sinais até agora.

Em Mato Grosso do Sul mais de 30% da área plantada de soja já foi negociada com os contratos futuros. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado deve produzir nesta safra quase 5,2 milhões de toneladas de soja. Em outubro, a soja teve uma valorização de 15% na Bolsa de Chicago. (Com informações do Dourados Agora e do Globo Rural).

Nos siga no Google Notícias