Interior

Estragos após temporal faz Governo decretar situação de emergência em Corguinho

Documento foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (4), após estragos causados na cidade

Mirian Machado | 04/03/2021 13:21
Produtores rurais improvisam passagem por córrego (Foto: Bruna Oliveira)
Produtores rurais improvisam passagem por córrego (Foto: Bruna Oliveira)

Foi decreta situação de emergência em partes da área urbana e rural de Corguinho, cidade a 88 km de Campo Grande, após as fortes chuvas que atingiram o município no mês passado e causou estragos pelo local. O documento foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado de hoje (4).

A chuva causou vários danos materiais e ambientais, como  por exemplo, pontes e estradas que ficaram destruídas e prejudicou o escoamento da produção de leite, carnes, produtos da agricultura familiar de comunidades quilombolas, além do turismo.

A situação foi classificada como “critica” pela prefeita da cidade Marcela Ribeiro Lopes. A prefeitura chegou a iniciar reparos emergenciais, porém o apoio do Estado vai ajudar a salvar a cidade.

O reconhecimento de situação de emergência permite que seja dispensada a licitação para contratos de aquisição de bens necessários as atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a recuperação da cidade, desde que sejam concluídas dentro de 180 dias.

Conforme a Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres) a situação está categorizada como Tempestade Local Conectiva- Chuvas Intensas.

As chuvas intensas foi atípica e ocasionou a formação de uma “supercélula” que registrou 60 milímetros de acumulados e provocou prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município, segundo apontou o laudo meteorológico emitido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Pelo menos cinco pontes de madeira foram levadas pela água (Foto: Marcos Maluf)

Transtornos - A chuva no município começou na madrugada  do dia 16 de fevereiro e causou grandes estragos na cidade. Moradores das comunidades Boa Sorte e Formiga ficaram ilhados. Pelo menos cinco pontes de madeira que dão acesso a essas comunidades foram levadas pela água. Situação que prejudicou inúmeras famílias que vivem nas áreas rurais. O Rio Aquidauana que corta o município transbordou. Uma criança precisou da ajuda de adultos para atravessar de um ponto a outro e voltar para os braços da mãe. Carros ficaram submersos com o volume de água. Por sorte ninguém ficou ferido.

Cinco dias após o temporal, produtores tiveram que bombear leite para o outro lado do Córrego Carrapato após a ponte ser destruída pela chuva.

Eles improvisaram uma tábua para conseguir superar a falta que a ponte faz no local. "Aqui está feio. A ponte rodou. Consegui falar com a subprefeitura que fica em Taboco e falaram que vinham aqui, mas até agora ninguém apareceu", disse Rodrigo Costa de Rezende.

No dia 17 de fevereiro a prefeitura decretou situação de emergência. Cerca de 100 famílias que vivem na zona rural do município foram prejudicadas com as fortes chuvas.

Nos siga no