Interior

Estado vai custear 10 leitos de UTI para pacientes com covid em Dourados

Cada leito custa R$ 2,8 mil por dia e Estado pagará o valor integralmente por ao menos 60 dias

Ana Paula Chuva | 10/02/2022 13:35
Fachada do Hospital da Vida, onde leitos serão ativados (Foto: Ricardo Minella | Governo de MS)
Fachada do Hospital da Vida, onde leitos serão ativados (Foto: Ricardo Minella | Governo de MS)

O Governo do Estado, através da SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai custear integralmente 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com covid-19, no Hospital da Vida, em Dourados, cidade a 251 quilômetros de Campo Grande.

A principio, o Estado vai bancar os leitos por 60 dias, mas há possibilidade de prorrogação dependendo da situação epidemiológica da cidade que até esta quinta-feira (10) acumula 43.938 casos e 711 mortes pela doença. 

O anúncio da medida foi feito esta semana pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e atende solicitação do prefeito Alan Guedes e do secretário municipal de Saúde Waldno Pereira de Lucena, que relataram a necessidade de fazer frente à nova expansão da pandemia na região da Grande Dourados.

“Seguindo determinação do governador Reinaldo Azambuja, de que não faltem leitos, tanto clínicos quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) a nenhum sul-mato-grossense, o Estado vai assumir integralmente o custeio desses leitos, no valor de R$ 2.800,00 leito/dia”, disse Resende.

Para o secretario, é preciso que o processo de implantação dos novos leitos seja acelerado, já que a doença tem apresentado alto grau de contágio. Com isso é preciso aumentar o número de leitos disponíveis à população também com celeridade”, explicou o titular da SES. 

Outros leitos – Além dos novos leitos no Hospital da Vida, o Estado já está custeando 15 leitos para pacientes com covid no Hospital Evangélico, também em Dourados, sendo dez de UTI e cinco clínicos. 

No dia 19 de janeiro a secretaria estadual de Saúde ativou 20 leitos de UTI- Covid em Amambai e Ponta Porã, sendo dez em cada cidade e que são mantidos com recursos próprios do Estado. 

Também no mês passado, dia 26, Três Lagoas teve dez leitos de UTI-Covid ativados e convênio foi assinado para mais seis leitos de UTI Neonatal, que serão implantados no Hospital Auxiliadora.

O Estado também já abriu 10 novos leitos de UTI para pacientes com covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças.

Além disso, a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba, vem sendo garantida pelo Governo do Estado. 

Nos siga no