Interior

Estado declara situação de emergência em mais sete cidades de MS

Sobe para 21 o número de municípios reconhecidos pelo governo estadual

Mayara Bueno | 28/02/2018 09:19
Casa debaixo de água em Aquidauana, semana passada,(Foto: André Bittar/Arquivo).
Casa debaixo de água em Aquidauana, semana passada,(Foto: André Bittar/Arquivo).

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Nioaque, Jardim, Bonito e Bela Vista por 180 dias. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (dia 28).

Com isso, subiu para 21 o número de cidades em emergência reconhecidas pelo governo estadual. Destes, nove municípios já tiveram a situação reconhecida também a nível federal.

As cidades foram atingidas pela chuvas desde o fim do ano passado. Em Aquidauana, por exemplo, a enchente fez com que pelo menos 150 pessoas tivessem de deixar suas casas, que ficaram alagadas.

Uma das principais medidas que podem ser autorizadas com o decreto é a contratação de empresas para reparar os estragos, sem que seja necessário processo de licitação. A situação também autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem nestas cidades.

Com o decreto, o Estado vai tentar viabilizar mais verbas para destinar à reestruturação das cidades.

Reconhecido pelo governo de MS - De acordo com a Defesal Civil do Estado, Santa Rita, Coronel Sapucaia, Amambai, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado, Antônio João, Caracol, Bela Vista, Coxim, Rio Verde do Mato Grosso, Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Jardim, Bonito e Miranda.

Reconhecido pela União - Coronel Sapucaia, Eldorado, Amambai, Sete Quedas, Tacuru, Porto Murtinho, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí e Japorã.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 150.822 pessoas foram afetadas em todo o Estado pelos estragos da chuva. O órgão também relembra os alertas que podem ser enviados por meio de mensagem. Basta que a população envie SMS para o número 4099 com seu CEP (Código de Endereçamento Postal), para receber alertas de forma gratuita.

Nos siga no