Interior

Enfermeiros de Dourados fazem protesto por melhores condições de trabalho

Francisco Júnior | 02/07/2013 07:58
Enfermeiros protestam nas ruas de Dourados por melhores condições de trabalho (Foto: Dourados Agora)
Enfermeiros protestam nas ruas de Dourados por melhores condições de trabalho (Foto: Dourados Agora)

Profissionais da enfermagem de Dourados realizaram um protesto na noite de ontem (1) por melhores condições de trabalho da categoria.

De acordo com o site Dourados Agora, em todo o país a categoria reivindica jornada de trabalho de 30 horas semanais, que hoje chega a passar de 40 horas semanais, conforme os manifestantes. Em Dourados o grupo se manifestou com faixas, apitos e cartazes no semáforo da avenida Marcelino Pires.

Segundo os manifestantes, há uma década a categoria tentar aprovar o Projeto de Lei do Senado 2.295/2000, mais conhecido como PL 30 Horas. Eles afirmam que a proposta é a condição indispensável para assistência segura e de qualidade, sendo recomendada inclusive pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Projeto de Lei já foi aprovado no Senado e também nas Comissões da Câmara dos Deputados e agora precisa ser incluído na ordem do dia para votação e aprovação para na sequência ser enviado para a sanção da Presidenta Dilma.

O grupo também reivindica a implantação do piso salarial e pede o veto da presidente Dilma Roussef para o projeto de lei do Ato Médico, que segundo a categoria , fere a autonomia das demais profissões de saúde e inviabiliza todos os Programas de Saúde Pública.

Na pauta de reivindicação da categoria estão também piso Salarial nacional (PL 4924/2009), formação continuada (PL 4868/2012) e aposentadoria especial.

Nos siga no