Interior

Em ruínas, prédio que abrigou Cine Anache vai a leilão em Corumbá

Inaugurado em 1964, o cinema chegou a passar por reforma em 1999, mas fechou por falta de público

Anahi Zurutuza | 13/05/2020 14:50
Sala de cinema tinha ar-condicionado e foi uma das mais frequentadas de Corumbá (Foto: TJMS/Divulgação)
Sala de cinema tinha ar-condicionado e foi uma das mais frequentadas de Corumbá (Foto: TJMS/Divulgação)

O edifício Edifício Farjalla Anache, localizado na Rua Delamare, Delamare, entre as ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro, no Centro de Corumbá, vai a leilão. O prédio abrigou o Cine Anache, marco na história da cidade.

Inaugurado em 1964, o cinema chegou a passar por reforma em 1999, mas fechou por falta de público. O edifício foi interditado em 2011. 

A decisão de levar o edifício a leilão é do juiz titular da 1ª Vara Cível da comarca, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, e foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quarta-feira (13). O certame foi marcado para o dia 29 deste mês.

Consta no processo que “envolto em lides judiciais, o imóvel está abandonado há anos e representa riscos à sociedade corumbaense”. 

Os interessados em adquirir o bem deverão encaminhar suas propostas diretamente no e-mail da 1ª Vara Cível, cujo endereço eletrônico é cor-1vciv@tjms.jus.br, entre as 16h e 17h do dia 29 de maio. Os lances devem ter valor mínimo de R$ 494.628,20.  

Serão selecionadas as três maiores propostas para uma segunda etapa de disputa, que será realizada por meio virtual.  

Fachadado prédio, localizado no centro histórico de Corumbá (Foto: Diário Corumbaense)

Mais da história - O Cine Anache foi fundado pela família Farjalla Anache e, dentre os diversos cinemas que existiam em Corumbá nos anos 60, era o mais frequentado pelos corumbaenses por possuir som estéreo e ar-condicionado, inovações à época. 

O Cine Anache foi inaugurado com a exibição do filme Pantera Cor de Rosa, sucesso em bilheteria no mundo todo.

O cinema paralisou suas atividades e foi reinaugurado em 2000, inclusive com o show do cantor Belchior, mas encerrou suas atividades definitivamente dois anos depois. 

O edifício tem no total 12 andares com apartamentos e duas sobrelojas. 


Nos siga no