Interior

Em 2012, DOF apreendeu 23 toneladas de maconha em MS

Francisco Júnior | 12/01/2013 11:40
Em 2012, DOF apreendeu 23 toneladas de maconha em MS

Levantamento anual das ações realizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apontou que o número de apreensões de maconha no ano de 2012 foi o maior desde a criação do Departamento há 25 anos.

Os números revelam que de janeiro a dezembro foi apreendido pouco mais de 23 toneladas da droga, o que representa 58,5% a mais de apreensões do entorpecente, se comparado ao mesmo período de 2011 quando o montante chegou a 9,6 toneladas de maconha.

As maiores apreensões da droga aconteceram nos meses de março (3,4 toneladas) e agosto (5,1 toneladas). Somente no primeiro semestre de 2012 foram interceptadas 10,8 toneladas do entorpecente, e no segundo semestre os números superaram as 12 toneladas de maconha.

A região que abrange os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Tacuru registrou os maiores índices de apreensões de maconha. Na localidade o Departamento de Operações de Fronteira flagrou o tráfico de 8,5 toneladas do entorpecente de janeiro a dezembro de 2012.

Nos municípios da região de Laguna Carapã e Ponta Porã o número de apreensões de maconha se mostrou considerável conforme o levantamento do DOF. Na região foram apreendidas 7,3 toneladas. Nos municípios de Dourados, Caarapó e Nova Alvorada do Sul foram barradas nas fiscalizações 3,9 toneladas de maconha. Maracaju, Bela Vista, Jardim e os municípios vizinhos a esta região apontaram mais de 2 toneladas de maconha apreendidas.

As índices mais baixos de apreensões foram registrados na região de Mundo Novo, Eldorado e Iguatemi, com cerca 1,4 toneladas de maconha encontradas pelo Departamento durante todo o ano de 2012.

As ações do Departamento de Operações de Fronteira nos 51 municípios que compõem a faixa fronteiriça do Brasil e o Paraguai foram divididas em sete áreas de atuação.

 

Nos siga no