Interior

Eleição passou, mas troca de acusações continua entre prefeito e sucessor

Sidney Foroni acusa Donato Lopes de deixar dívida de R$ 6,7 milhões com o INSS em 2012; filho do prefeito eleito diz que atual mandatário não paga contas de luz da prefeitura

Helio de Freitas, de Dourados | 24/11/2016 17:47
Atual prefeito parcelou dívida milionária de 2012, que será paga por sucessor (Foto: Divulgação)
Atual prefeito parcelou dívida milionária de 2012, que será paga por sucessor (Foto: Divulgação)
Donato Lopes assume em janeiro e terá de pagar dívida confessada pelo atual prefeito (Foto: Divulgação)

A eleição passou há 50 dias, o atual prefeito foi derrotado nas urnas, a cidade será administrada pela quinta vez por um decano da política local, mas a disputa política continua fervendo no município de Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande.

Diariamente, aliados do prefeito Sidney Foroni (PMDB), que não conseguiu se reeleger, e do prefeito eleito Donato Lopes (PSDB) – que vai administrar a cidade pela quinta vez – trocam acusações através de redes sociais.

A mais recente “peleia” envolve as contas de energia elétrica dos prédios públicos municipais e uma dívida de R$ 6,7 milhões com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que teria sido deixada por Donato em 2012, último ano da sua quarta gestão.

Eleito pela primeira vez em 1989 e depois em 1997, 2005, 2009 e agora em 2016, Donato Lopes recebeu 10.243 votos. Foroni, que buscava a reeleição, teve 9.912 votos.

Dívida milionária – A atual administração informou que a dívida milionária deixada por Donato Lopes com o INSS ocorreu durante todo o ano de 2012. O então prefeito, que reassume o município no dia 1º de janeiro, teria deixado de recolher tanto o valor patronal quanto a contribuição descontada do salário dos servidores contratados.

O procurador jurídico do município, Ericomar Correia de Oliveira, disse ao Campo Grande News que o atual foi notificado pela Receita Federal do Brasil sobre a dívida. Segundo ele, Sidney Foroni pediu parcelamento do débito, que deverá começar a ser pago em 2017.

A assessoria de Donato Lopes foi procurada para comentar o caso, mas até às 17h30 desta quinta não tinha se manifestado.

Sem energia – Nesta semana, os aliados de Donato Lopes “retaliaram”, postando em redes sociais que a prefeitura teve as linhas telefônicas cortadas por falta de pagamento e que alguns prédios públicos estariam sem energia, também por atraso nas contas.

“Antes que os últimos remanescentes dos defensores do prefeito venham a dizer que é mentira, está aqui o extrato retirado diretamente do Portal da Transparência da prefeitura, que comprova a dívida com a Energisa. Isto é Vergonhoso!”, postou em sua página no Facebook o vereador eleito Sérgio Lopes da Silva (PSDB), que é filho de Donato Lopes.

Ericomar de Oliveira disse hoje que as contas estão pagas. “Falei com o secretário de Finanças e ele disse que está tudo regular”, afirmou à reportagem.

Nos siga no