Interior

Dourados redobra atenção após casos de dengue tipo 4 em MS

Jeozadaque Garcia | 13/03/2012 21:34
Secretaria de Saúde intensificou ações de combate a dengue. (Foto: Divulgação)
Secretaria de Saúde intensificou ações de combate a dengue. (Foto: Divulgação)

O município de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti após os dois primeiros casos de dengue tipo 4 registrados em Mato Grosso do Sul na última semana.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o Departamento de Vigilância em Saúde alertam a população sobre o risco da entrada da dengue tipo 4 e intensificam as ações de prevenções e bloqueio para evitar uma epidemia provocada pelo novo sorotipo da doença.

Em Dourados não há ainda caso desse tipo de dengue e no geral a doença está controlada, com seis casos de dengue tipo I confirmados em 2012.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, quando são notificados casos de dengue ou pessoas com sintomas as equipes vão até o bairro para fazer o bloqueio com inseticida. Também verificam a presença de larvas em depósitos de água parada e fazem e eliminação.

Outra forma de controle é feita diariamente pelas equipes de educação em saúde, através de ações educativas em pontos de entrada e saída de Dourados.

A prefeitura também intensificou os mutirões nos bairros, envolvendo agentes de endemias e outros profissionais da saúde. Eles entram na propriedade para verificar a existência de larvas ou criadouros e fazer a eliminação.

Para intensificar os trabalhos, a Secretaria Municipal de Saúde chamou no início deste mês mais dez pessoas que passaram em concurso público para ocupar cargos de agentes de endemias e integrar as equipes que atuam nos bairros.

Punição - De acordo com a Prefeitura, quando um foco de dengue é encontrado, o morador é notificado para providenciar a limpeza do imóvel. Se ficar comprovando que o mosquito da dengue apareceu no local por problema ambiental, a punição pode ser ainda mais rigorosa.

Nos siga no